Apartamento mobiliado: será que vale a pena?

Existem diversas formas de alugar um apartamento, com mobília, sem, para morar sozinho, dividindo… Enfim, a pergunta “qual é o melhor tipo de aluguel para mim?” é extremamente relativa, tudo depende da situação do morador. Fatores como duração do contrato, finalidade do aluguel, quantidade de pessoas que morarão no apartamento são cruciais para se encontrar uma resposta acertiva. Uma das maiores dúvidas das pessoas que buscam um novo lar é: alugar apartamento mobiliado, ou vazio?

Neste post nós vamos apresentar as vantagens e desvantagens de fechar um contrato de aluguel com mobília para você avaliar o que se encaixa melhor na sua situação atual. 

Vantagens

Mobiliar um apartamento não custa nada barato, uma lista simples, com produtos baratos passa dos R$ 5.000,00 tranquilamente. Alugar um espaço pronto para morar te permite não gastar com todos os móveis, eletrodomésticos etc, além de salvar dinheiro e tempo com a mudança. É muito trabalho carregar móveis prédio acima, normalmente, se montados precisamos de pessoal para carregá-lo, se desmontados precisamos de pessoal para montá-los. Isso tudo custa e toma horas do dia.   

Se os móveis forem ser comprados, ainda tem que se pensar em medidas, é necessário planejar todo o ambiente, procurar em diversas lojas. Muitas vezes os espaços são muito pequenos e precisam de móveis planejados, o que dificulta e encarece o projeto. Mobiliar dá muito trabalho, alugar um apartamento mobiliado te isenta de todas essas preocupações.

Vale pensar também que, se o seu planejamento não é ficar muito tempo no apartamento, os móveis estarem inclusos no pacote faz sentido. Assim você não gasta com o que não sabe se vai usar depois e não se preocupa em o que fazer com tudo aquilo ao sair do apartamento.

Desvantagens

Entretanto, existem também alguns pontos negativos de se alugar um apartamento mobiliado. A começar pelo fato de o aluguel custar em média 20% a 30% mais caro, por causa do uso da mobília. Vale fazer as contas e colocar em seu planejamento financeiro para ver qual gasto faz mais sentido para você em longo prazo. 

Existe também o fato de você estar utilizando coisas que não são suas, a conservação dos móveis e eletrodomésticos é essencial em um contrato de aluguel com mobília, no final do período de moradia você vai precisar devolver o apartamento como o encontrou, ou seja, sem problemas com os móveis. 

Além disso a casa está decorada e montada por outra pessoa, isso pode incomodar muita gente. Sempre tem a saída das pequenas mudanças de decoração que não altera o imóvel, mas de toda forma, você não escolhe a mobília da sua casa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu